5º Fórum ASAS 
28 de agosto 2018

Aviação Naval da Marinha do Brasil,

o Futuro

Apoio institucional:

Ministério da Defesa,Marinha do Brasil

A Aviação Naval é parte relevante e crucial do poder operacional da Marinha do Brasil, que inclusive foi a pioneira em nosso País no emprego de meios aéreos.
Longe de se restringir aos esquadrões, a relevância da Aviação Naval (estruturada na Força Aeronaval) se faz sentir na Esquadra e em toda a doutrina naval.

Dentro desta realidade, este ano de 2018 marca um momento importantíssimo para a Força Aeronaval, com a chegada de diversos novos meios aéreos, como o H225M vetor do míssil antinavio Exocet; o primeiro Super Lynx modernizado (padrão Wildcat) e outros; e acima de tudo, do recém-adquirido navio porta-helicópteros e de apoio à operações anfíbias, o PHM Atlantico (A-140) – que abre todo um novo leque de possibilidades de emprego e operativas, constituindo-se agora num dos mais modernos e avançados navios principais em serviço numa Marinha, no Hemisfério Sul.

Este evento, portanto, vem de encontro à esta nova realidade e suas perspectivas para o futuro, incluindo projetos e novos requerimentos.
Com apoio oficial da Marinha do Brasil e do Ministério da Defesa, o Fórum ainda faz tributo aos 102 anos de nossa Aviação Naval, celebrados em 23 de agosto